top of page
  • Foto do escritorMagictour

Visto eletrônico para entrar no México vai valer até 16 de setembro


Recentemente, o governo do México publicou um decreto exigindo a volta do visto físico para os turistas brasileiros, que começa a valer no dia 18 de agosto. Mas quem conseguir tirar o visto eletrônico até o dia 17 deste mês terá até 30 dias para entrar com ele no México. Ou seja, o prazo máximo é 16 de setembro.

O assunto tem gerado bastante polêmica por vários motivos. Primeiro porque desde dezembro só era necessário o visto eletrônico para ingressar no México, mas o Sistema de Autorização Eletrônica (SAE) vem sofrendo instabilidade e muitos brasileiros não conseguem fazer o cadastro. Depois, porque muita gente já tinha a autorização eletrônica e estava com viagem marcada,e ficou sem saber como proceder neste caso.

Ao questionar o Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, recebemos uma resposta automática sobre o assunto: “O Instituto Nacional de Migración informou que as autorizações eletrônicas emitidas antes do dia 18 de agosto de 2022 permanecerão válidas até o final de sua validade (30 dias)”.

Isso quer dizer que os brasileiros que conseguirem obter o visto eletrônico até o próximo dia 17 terão 30 dias para entrar no México sem necessitar do visto físico. O problema, no entanto, é conseguir a autorização eletrônica – são poucas as pessoas que estão obtendo sucesso neste processo.

O Consulado Geral do México recomenda ainda para que os turistas “não adquiram passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México sem antes ter o visto físico correspondente estampado no passaporte”.


Quem precisa do visto físico para viajar para o México?


Segundo a Embaixada do México no Brasil, não é todo mundo que precisa tirar o visto físico para ingressar no México. Estão dispensados de ter o visto físico as seguintes pessoas:

  • Quem já possui visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen;

  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru).

Para quem não se encaixa nas normas acima, o custo para tirar o visto físico mexicano é de US$ 48 – e quem pretende ir para o México já vai ter que colocar esse valor na conta da viagem.

O governo mexicano decidiu voltar com a obrigação do visto físico ao turista brasileiro para tentar diminuir a imigração ilegal para os Estados Unidos. O Brasil é o 7º país com mais pessoas que tentam cruzar as fronteiras do México com os EUA de forma irregular.





Comments


BLOG

MAGICTOUR

bottom of page