top of page
  • Foto do escritorMagictour

Visto para brasileiros no México voltará a ser eletrônico

Medida acaba de ser divulgada pelo Itamaraty, o ministério das Relações Exteriores do Brasil

Brasileiros poderão entrar no México com visto eletrônico. A medida acaba de ser divulgada pelo Itamaraty, o ministério das Relações Exteriores do Brasil, mas ainda não tem data para acontecer. Valerá a partir "dos próximos meses". Por enquanto o processo segue o mesmo: visto físico segue sendo exigido, ou então visto dos Estados Unidos, Canadá e/ou passaporte de outros países.

A exigência de visto para brasileiros entrar no México voltou a vigorar em agosto de 2022, causando impactos no Turismo do país da América do Norte, uma vez que o Brasil é um dos principais mercados emissores de visitante aos destinos mexicanos.

No entanto, o processo para emitir um visto vinha sendo conturbado desde então, ainda que o visto para os Estados Unidos seja aceito no México. O processo de emissão de visto ao México já foi eletrônico no passado.


A reciprocidade para o mexicano entrar no Brasil não existe até aqui. Isso significa que, a partir dos próximos meses, quando o processo eletrônico for implementado, os cidadãos do México precisarão da autorização para ingressar no Brasil.


Leia o comunicado do Itamaraty sobre o visto eletrônico do México na íntegra:


No contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países.

Nesse sentido, em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, ocorrida durante a recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ao México, e ao recente contato havido entre ele e a Secretária das Relações Exteriores do México, Alícia Bárcena Ibarra, os dois países acordaram o estabelecimento, nos próximos meses, de sistema recíproco de vistos eletrônicos.

Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países.


Fonte: Panrotas

BLOG

MAGICTOUR

bottom of page