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Covid-19: Latam

Atualização (05/08/2020)


Como comentamos na semana passada, dia 31 de julho foi o último dia para adquirir passagem na LATAM com possibilidade de alteração da data da viagem sem a cobrança de multas ou diferenças tarifárias, desde que mantida a mesma origem e destino. O benefício, entretanto, foi estendido até o dia 31 de agosto, com algumas alterações.


Para quais passagens se aplica a nova política?

A nova política de flexibilidade se aplica a bilhetes adquiridos no Brasil a partir do dia 01/08/2020 até o dia 31/08/2020.


Como funciona a nova política?

Confira abaixo os cenários em que haverá ou não diferença tarifária ao mudar a data da viagem (mantendo origem e destino). Para qualquer mudança de destino você pagará diferença tarifária (se aplicável).


1 – Sua viagem original termina antes de novembro de 2020


Alteração de data para:


Sua nova viagem termina antes de 30 Nov-202 (baixa temporada):

  • Multas: não

  • Diferença tarifária: não

Sua nova viagem começa ou termina entre Dez-2020/Fev-2021 (alta temporada):

  • Multas: não

  • Diferença tarifária: sim (se aplicável)

Sua nova viagem é entre Mar-2021 e Mai-2021 (baixa temporada):

  • Multas: não

  • Diferença tarifária: não

Sua nova viagem começa em Jun-2021 (alta temporada):

  • Multas: não

  • Diferença tarifária: sim (se aplicável)

2 – Se sua viagem original começa em dezembro de 2020


Alteração de data para:


Independente da nova data da viagem:

  • Multas: não

  • Diferença tarifária: sim (se aplicável)


Informações importantes

  • Você poderá escolher sua nova data de viagem para voar pelos próximos 330 dias (aproximadamente 11 meses), a partir da data da consulta.

  • Essa opção está sujeita à disponibilidade da cabine e disponibilidade de passagens. A validade da passagem é até 31 de dezembro de 2021, se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se a sua viagem começar em 2021.

  • A possibilidade de alteração sem diferença de tarifa se aplica apenas a voos operados pela LATAM Airlines Holding.

  • Se você não comparecer no dia do voo, as condições iniciais da tarifa que você comprou serão aplicadas.

Perguntas frequentes


Meu voo foi cancelado ou reprogramado

Se você tinha um voo a partir de 1º de março e ele foi cancelado ou reprogramado, não se preocupe. Sua passagem ficará aberta para alterações, por isso você não precisa ter uma nova data definida de imediato.

Você poderá:

  • Alterar a data do seu voo, apenas uma vez sem multa ou pagamento pela diferença de tarifa.

  • Mudar o destino, mas terá que pagar a diferença de tarifa, se ela existir.

Por favor, observe o seguinte:

  • Você poderá reagendar o seu voo durante a validade da passagem. Ou seja, até 31 de dezembro de 2021 se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se sua viagem começar em 2021.

  • Você poderá solicitar um reembolso por meio de um Travel Voucher.  Esse Voucher é válido até 31 de dezembro de 2021 e pode ser trocado por serviços da LATAM ou por dinheiro.

  • O Travel Voucher para passagens só permite o reembolso do valor pago em dinheiro. A devolução dos Pontos LATAM Pass é feita por meio do processo normal de crédito na sua conta de membro do programa.

Tenho uma passagem para voar nos próximos dias

  • Verifique o status do voo e se existem restrições de viagem ou entrada no seu destino.

  • Obtenha seu cartão de embarque pelo processo de Check-in tradicional ou automático.

  • Se você não puder viajar, informe-nos antes do seu voo por meio do canal Minhas Viagens no nosso site, ou pelo nosso Contact Center.  Sua passagem ficará aberta para que você possa reagendá-la gratuitamente, sempre que o destino for mantido. Verifique as condições aplicáveis de acordo com a data de compra da sua passagem nos casos abaixo.

  • Se você não optar por deixar a sua passagem aberta e não comparecer no dia do voo, as condições iniciais da tarifa que você comprou serão aplicadas.

Comprei antes de 31/07 – quero alterar minha viagem

Se o seu voo não foi afetado, você pode alterar a data antes do voo apenas uma vez sem multa ou pagamento pela diferença de tarifa. Se você decidir alterar o destino, então terá que pagar a diferença de tarifa, se for o caso.

Por favor, observe o seguinte:

  • Você poderá reagendar seu voo durante a validade da passagem. Ou seja, até 31 de dezembro de 2021 se a sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se a sua viagem começar em 2021.

  • Essa possibilidade de alteração sem diferença de tarifa se aplica apenas a voos operados pela LATAM Airlines Holding.

  • Se você ainda não tiver certeza de quando irá viajar, informe-nos antes do seu voo por meio do canal Minhas Viagens no nosso site, ou pelo nosso Contact Center.  Sua passagem ficará aberta para que você possa reagendá-la gratuitamente – desde que mantenha seu destino – até 31 de dezembro de 2021 se sua viagem tiver começado em 2020, ou por 12 meses a partir da data de início da viagem original, se sua viagem começar em 2021.

  • Se você não optar por deixar a sua passagem aberta e não comparecer no dia do voo, as condições iniciais da tarifa que você comprou serão aplicadas.

Quero alterar minha viagem, mas já fiz uma mudança

Se você já fez uma alteração em sua viagem, então precisará revisar as condições originais da tarifa que comprou para fazer uma nova modificação.


Fonte: Passageiro de Primeira


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Ultima notícia (03/08/2020)


A LATAM divulgou a lista de voos que pretende realizar no mês de agosto. De acordo com a companhia, no total serão mais de 50 destinos atendidos, sendo 11 deles internacionais.



Operações da LATAM em Agosto

Confira abaixo os destinos que serão atendidos pela companhia em agosto. A lista completa com todos os detalhes dos voos pode ser acessada aqui.

Internacionais:

Cidade do México (MEX), Cordoba (COR), Frankfurt (FRA), Ilhas Malvinas (MPN), Lima (LIM), Lisboa (LIS), Londres (LHR), Madrid (MAD), Miami (MIA), Montevidéu (MVD) e Santiago (SCL)

Obs: todos os voos partindo de São Paulo (GRU)

Nacionais:

Aracaju (AJU), Belém (BEL), Belo Horizonte (CNF), Boa Vista (BVB), Brasília (BSB), Campo Grande (CGR), Chapecó (XAP), Cuiabá (CGB), Curitiba (CWB), Florianópolis (FLN), Fortaleza (FOR), Foz do Iguaçu (IGU), Goiânia (GYN), Ilhéus (IOS), Imperatriz (IMP), Jaguaruna (JJG), João Pessoa (JPA), Joinville (JOI), Londrina (LDB), Macapá (MCP), Maceió (MCZ), Manaus (MAO), Marabá (MAB), Maringá (MGF), Natal (NAT), Navegantes (NVT), Palmas (PMW), Porto Alegre (POA), Porto Seguro (BPS), Porto Velho (PVH), Recife (REC), Ribeirão Preto (RAO), Rio Branco (RBR), Rio de Janeiro (SDU), Rio de Janeiro (GIG), Salvador (SSA), Santarém (STM), São José do Rio Preto (SJP), São Luís (SLZ), São Paulo (CGH), São Paulo (GRU), Teresina (THE), Uberlândia (UDI) e Vitória (VIX).

A programação atualizada da LATAM vai acrescentar três destinos internacionais nas operações da companhia no mês de agosto, somada aos 8 atendidos durante o mês de julho. As novas operações são para Córdoba, na Argentina, Lima, no Peru e Miami, nos Estados Unidos.

Lembrando que a malha publicada pode sofrer outras alterações, portanto, lembre-se de consultar o status da sua reserva com frequência para verificar possíveis alterações.

Fonte: Passageiro de Primeira


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Notícia anterior (14/04/2020)


Hoje, nosso voo mais importante é cuidar da saúde dos seus clientes. Por esse motivo, entre 13 e 30 de abril suspenderemos nossos voos internacionais regulares de passageiros. No entanto, os voos domésticos no Chile e no Brasil serão mantidos com uma frequência limitada durante o referido período, assim como as operações das subsidiárias de carga. Durante esse período, serão mantidos os voos e charters humanitários internacionais, dependendo das necessidades e sujeitos a avaliação.


As operações também serão avaliadas constantemente com base nas restrições de viagem dos diferentes países e na demanda.


Os passageiros com voos cancelados até 30 de abril não precisam tomar nenhuma ação imediata. O valor da sua passagem será automaticamente mantido como crédito no nome do passageiro para futuras viagens, e ele poderá reagendar a data do seu voo, sem nenhum custo, até a validade do bilhete (mantendo as mesmas condições do voo original).


Longe, mas juntos.


Fonte: Latam


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Notícia anterior: 02/04/2020


Hoje, nosso voo mais importante é cuidar da saúde de seus clientes. Nas últimas semanas, o mundo passou por mudanças sem precedentes: áreas em quarentena, fechamento de fronteiras e, consequentemente, cancelamentos em proporções nunca experimentadas por esse setor. Essas mudanças têm sido um teste para nós e para seus clientes. Portanto, estamos concentrando todos os nossos esforços em dar a eles garantias de proteção e ajuda. É hora de esperar, ficar em casa e cuidar de nós mesmos. Por esse motivo, hoje anunciamos uma redução de 95% em nossas operações durante Abril de 2020. As medidas serão avaliadas de forma contínua, com base nas restrições de viagem nos diferentes países, bem como na demanda. Estamos comprometidos com todos os nossos passageiros, e por isso mantemos a conectividade sempre que possível, facilitando as viagens para quem mais precisa e permitindo o transporte de bens essenciais. Operações de passageiros em abril de 2020 Voos domésticos: No Brasil, continuaremos a voar para 39 destinos domésticos com frequências reduzidas, conectando nossos hubs em São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília e Fortaleza.

No Chile, manteremos as frequências limitadas a 13 de nossos 16 destinos domésticos, suspendendo temporariamente as operações em Rapa Nui, Castro e Osorno.

No Peru, na Argentina, na Colômbia e no Equador, as operações domésticas continuam suspensas.


Voos internacionais na América do Sul:


Vamos operar com frequências limitadas entre Santiago e São Paulo.


Voos internacionais de longo alcance:


Manteremos frequências limitadas de São Paulo para Miami e Nova York, assim como voos de Santiago para Miami e Los Angeles.


Os passageiros com voos cancelados não precisam tomar nenhuma ação imediata. O valor da passagem será automaticamente mantido como crédito no nome do passageiro para futuras viagens, ou então eles poderão remarcar a data do voo, sem nenhum custo


Fonte: Latam


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Notícia anterior (01/04/2020)


Com o avanço do Coronavírus (COVID-19), tivemos um grande cancelamento de voos para o mês de abril. Para você se manter sempre atualizado e informado, disponibilizamos abaixo uma tabela com todos os nossos voos ativos para este mês de Abril. Os dados são referentes ao dia 28/03/2020, sendo os mais atualizados que temos neste momento, mas sabendo do cenário que estamos enfrentando, algumas alterações podem ocorrer. Nosso compromisso é mantê-lo atualizado constantemente sobre essas movimentações.


Clique Aqui


Fonte: Latam


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Notícia anterior (31/03/2020):


Anunciamos que, devido a restrições de viagens determinadas pelas autoridades e menor demanda após a pandemia de COVID-19 (Coronavírus), suspenderemos temporariamente nossas rotas internacionais até 30 de abril.


Todos os passageiros com voos cancelados não precisam tomar nenhuma ação imediata. O valor do seu bilhete será automaticamente mantido como crédito para futuras viagens, ou o passageiro poderá reagendar a data do seu voo, sem nenhum custo para a data que desejar. Todas as informações sobre alterações estão em nosso site.


As rotas internacionais que continuaremos a operar, com frequências limitadas, serão:

• Voos entre Santiago e São Paulo.

• Voos de São Paulo para Miami e Nova York, além de voos de Santiago para Miami e Los Angeles.


A continuidade dessas rotas, ou a reabertura de outras rotas internacionais, dependerá de alterações nas restrições de viagem e fechamento de fronteiras impostas pelos diferentes países onde operamos e das condições de demanda. Manteremos vocês sempre informados.


Fonte: Latam


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Notícia anterior: 30/03/2020


O Grupo LATAM Airlines e suas subsidiárias anunciam, que, devido a restrições de viagens determinadas pelas autoridades e menor demanda após a pandemia do novo coronavírus, suspenderá temporariamente rotas internacionais adicionais até 30 de abril. Todos os passageiros com voos cancelados não precisam tomar nenhuma ação imediata, de acordo com a companhia. O valor do bilhete será automaticamente mantido como crédito para futuras viagens, ou o passageiro poderá reagendar a data do seu voo, sem nenhum custo, até 31 de dezembro deste ano. As rotas internacionais que o Grupo LATAM continuará a operar, com frequências limitadas, serão:

Santiago e São Paulo. São Paulo para Miami e Nova York Santiago para Miami e Los Angeles Segundo a empresa, a continuidade dessas rotas, ou a reabertura de outras rotas internacionais, dependerá de alterações nas restrições de viagem e fechamento de fronteiras impostas pelos diferentes países onde a empresa opera e das condições de demanda e serão informadas oportunamente.

Fonte: Panrotas


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Notícia anterior 26/03/2020


Devido ao cenário de crise causado pelo Coronavírus (COVID-19) em nossa indústria, em conjunto com o Governo brasileiro, definimos um pacote de ações para flexibilizarmos as viagens e cancelamentos dos nossos clientes para voos domésticos e internacionais emitidos no Brasil. Como sempre, estamos comprometidos com vocês e com os nossos passageiros, trabalhando incansavelmente para que todos tenham suas necessidades atendidas, proporcionando sempre a melhor experiência possível.


Conheça as diretrizes atualizadas abaixo e continue contando conosco para juntos, cuidarmos dos nossos passageiros.





Comunicado anteriores


Em tempos difíceis, nosso compromisso com você é ainda mais forte. Aumentamos a flexibilidade na nossa política de alteração para todas as passagens, incluindo aquelas que tenham sido emitidas com Pontos LATAM Pass.


Habilitamos uma página especial no site LATAM.com para que você possa reprogramar de forma rápida as suas viagens conforme as políticas de flexibilidade que desenvolvemos em meio à pandemia da covid-19.


Se você tem uma viagem até o dia 31 de dezembro de 2020, dentro ou para um país que tenha fechado suas fronteiras ou declarado estado de emergência, e deseja alterar o seu voo, você pode fazer isso com sua TMC.


Reprograme o seu voo


Flexibilização das políticas de alterações

Devido ao surto do coronavírus, os governos de alguns países impuseram restrições à entrada de passageiros em seus territórios. Se a sua viagem até 31 de dezembro de 2020 está afetada por essa situação ou se você prefere voluntariamente viajar em outra data, verifique abaixo as condições de alterações disponíveis para cada caso.


Perguntas frequentes: - Como sei se o meu voo está impactado por uma decisão governamental? Alguns países estão limitando ou barrando o acesso de passageiros em meio à pandemia da covid-19. Verifique os detalhes.


QUEREMOS TRAZER VOCÊ DE VOLTA PARA CASA Diante da situação sem precedentes que estamos enfrentando, estamos fazendo todos os esforços possíveis e cooperando com as autoridades e governos da região para trazer ao lar nossos passageiros LATAM com voos impactados por fechamentos de fronteiras ou declarações de estado de emergência.

Se você é um passageiro impactado por essa situação e está fora do seu pais de residência, por favor preencha o formulário para que possamos avaliar a possibilidade de oferecer a você uma alternativa de retorno.

Até agora os países/regiãos com fechamento de fronteira são: Argentina, Bolivia, Chile, Colombia, Equador, Europa, Israel, Australia, Nova Zelanda, Paraguai, Peru, África do Sul e Uruguai.

No momento estamos coletando as informações necessárias para poder entregar a você uma solução o quanto antes.


SALA DE IMPRENSA

Verifique todos os comunicados na nossa Sala de Imprensa


O QUE MAIS ESTAMOS FAZENDO?

SEGURANÇA A BORDO: Reforçamos, junto à nossa tripulação, os procedimentos de como agir e a quem notificar diante de um caso suspeito durante os voos; Implementamos comunicados a bordo de acordo com os requisitos locais de cada país no momento da chegada; Disponibilizamos equipamentos de proteção para a nossa equipe que recebe passageiros de voos internacionais; Adotamos protocolos de monitoramento e de atendimento médico, se necessário, para funcionários que tenham entrado em contato com um caso confirmado.


PRECAUÇÕES Implementamos procedimentos especiais de limpeza para os aviões em que um caso suspeito tenha sido detectado; Melhoramos o estoque de itens de proteção individual dentro dos aviões, que serão utilizados conforme o protocolo na presença de algum caso suspeito; Disponibilizamos álcool em gel em todos os banheiros das nossas aeronaves; Os aviões têm um sistema de recirculação que renova o ar dentro da cabine a cada 3 minutos, com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) que captura vírus e partículas.


*Fonte: LATAM

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