• Magictour

Formatos para salas de eventos

Saiba que existem 6 principais formatos diferentes de salas para atender seu evento


Você sabia que pensar na configuração do ambiente de seu evento pode favorecer ou até prejudicar a dinâmica do conteúdo?

Seja em salas de coworking, em hotéis com salas de conferências ou em espaço próprio é fundamental prever a disposição correta das cadeiras e demais móveis com o objetivo de tornar o local agradável e adequado à programação prevista.

Preparamos um resumo com os formatos para que você acerte na escolha:


Auditório

Formato mais tradicional, ele é composto apenas por cadeiras e uma área de palco para o palestrante. Ainda que o nome seja relacionado a uma instalação de auditório, pode ser montado em qualquer salão vazio.

É perfeita para dinâmicas que não envolvam grande interação entre o público e o palestrante. Bons exemplos são as palestras, já que envolvem a transmissão de informações aos ouvintes que se limitam a acompanhar os sinais, falas e gestos dos especialistas.

Por esse motivo, os assentos costumam ser organizados em fileiras e voltados ao palco onde o palestrante se posiciona. É um modelo bastante versátil porque permite adaptar a quantidade de assentos ao número de participantes sem muito trabalho.

Formato: Auditório

Escolar

Como o nome sugere, se baseia nas disposições encontradas dentro de instituições de ensino. Esse tipo de organização inclui mesas ou cadeiras com pranchetas de apoio, com disposição parecida com o Auditório.

É um dos formatos para salas de eventos corporativos mais simples e serve para atividades de treinamento, também conhecido como 'Universitário". Com o apoio das mesas, os colaboradores podem levar computadores, agendas, cadernos e outros materiais que são empregados tanto em aulas de grupo quanto em exercícios individuais.

Formato: Escolar

Espinha de Peixe

É muito semelhante ao modelo anterior, com a diferença de que as mesas ou pranchas ficam dispostas em diagonal, formando um pequeno ângulo em relação ao corredor central da sala — daí o nome “espinha de peixe”.

Esta leve alteração na posição dos assentos serve para facilitar a interação e a visualização do palestrando que conduz a atividade, além de que é possível que os colaboradores enxerguem seus colegas possibilitando a discussão dos exercícios.

Formato: Espinha de Peixe

Formato em 'U'

O termo se refere à letra 'U', que surge a partir da ligação de várias mesas e cadeiras, formando um semicírculo — sua extremidade aberta fica voltada para a área em que o palestrando se posiciona.

Como dá para imaginar, esse arranjo possibilita a visualização de todos os participantes, sem qualquer barreira visual entre eles. Por esse motivo, é indicado para atividades que exigem maior interação, conversas e troca de ideias.


Formato: 'U'

Meia Lua

É um formato recomendado para reuniões que tem intuito de discutir uma temática ou conteúdo específico. Geralmente, essas atividades contam com um moderador para garantir que todos os integrantes possam expressar suas opiniões e ideias, normalmente com microfones.

As salas de mesas redondas também estimulam o trabalho em equipe e incentivam os colaboradores para que contribuam com a discussão proposta. O objetivo é criar um ambiente propício para novas ideias, construção de planos, definição de projetos etc.]

Quando o formato meia lua possui serviço de alimentação, como buffet, pode ser chamado, também, de 'Banquete'.

Formato: Meia Lua

Reunião . Conferência

Essa montagem pode ser utilizada tanto para refeições como reuniões de diretório com uma reduzida quantidade de participantes. Normalmente trata-se de reuniões mais restritas com foco de convidados específico.


Formato: Reunião

Entre em contato com nossa equipe de eventos:

E-mail: eventos@magictour.com.br

Telefone: (12) 2136-7600

BLOG

MAGICTOUR

Magictour

Rua Teopompo Vasconcelos, 397/421

Vila Adyanna - São José dos Campos - SP

Como chegar

comercial@magictour.com.br

Tel: 12 2136-7600

google (1).png
waze (2).png