• Magictour

CDC dispensa uso de máscaras para pessoas vacinadas nos EUA

Hoje (13), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiu novas diretrizes dispensando o uso de máscara ou distanciamento físico para pessoas completamente vacinadas contra a covid-19. No entanto, a dispensa não se aplica quando os requisitos são "exigidos por lei, regras e regulamentos federais, estaduais, locais, tribais ou territoriais, incluindo orientação comercial e local de trabalho".



"As vacinas contra a covid-19 são eficazes na proteção contra doenças. Com base no que sabemos sobre as vacinas, as pessoas que foram totalmente vacinadas podem começar a fazer algumas coisas que pararam de fazer por causa da pandemia", comunicou o CDC. A nova ordem se aplica às vacinas autorizadas para uso pela Food and Drug Administration (FDA): Pfizer-BioNTech, Moderna e Johnson e Johnson/Janssen COVID-19; assim como para aquelas que foram autorizadas pela Organização Mundial de Saúde (como AstraZeneca e Oxford).


O CDC aproveitou para dar dicas sobre o que é ou não permitido e a quem as novas regras se aplicam. Ressaltando que o CDC é um órgão de saúde dos Estados Unidos, portanto todas as recomendações abaixo não se aplicam a brasileiros e pessoas que se encontram no território brasileiro. Confira abaixo.


Você foi totalmente vacinado?

Em geral, as pessoas são consideradas totalmente vacinadas:


  • 2 semanas após sua segunda dose em uma série de 2 doses, como as vacinas Pfizer ou Moderna, ou

  • 2 semanas após uma vacina de dose única, como a vacina Janssen da Johnson & Johnson


Se não atender a esses requisitos, independentemente da idade, a pessoa não está totalmente vacinado. É preciso continuar tomando todas as precauções até que esteja totalmente vacinado.


Em casos de uma doença ou estar sob medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico, a pessoa também pode não estar totalmente protegido, mesmo que esteja totalmente vacinado. O CDC sugere conversar com o médico responsável. Mesmo após a vacinação, é possíveç precisar continuar tomando todas as precauções.


O que você pode começar a fazer?

Se você foi totalmente vacinado:


  • Você pode retomar as atividades que fazia antes da pandemia.

  • Você pode retomar as atividades sem usar máscara ou ficar a 1,8 m de distância, exceto quando exigido pelas leis, regras e regulamentações federais, estaduais, locais, tribais ou territoriais, incluindo orientação comercial e local de trabalho.

  • Se a pessoa viajar dentro dos Estados Unidos, não precisa fazer o teste antes ou depois da viagem, nem fazer o teste de quarentena após a viagem.

  • Você precisa prestar atenção à situação em seu destino internacional antes de viajar para fora dos Estados Unidos.

  • Você não precisa fazer o teste antes de deixar os Estados Unidos, a menos que seu destino exija.

  • Você ainda precisa mostrar um resultado de teste negativo ou documentação de recuperação do covid-19 antes de embarcar em um voo internacional para os Estados Unidos.

  • Você ainda deve fazer o teste de 3 a 5 dias após a viagem internacional.

  • Você não precisa ficar em quarentena após chegar aos Estados Unidos.

  • Se você esteve perto de alguém que tem covid-19, não precisa ficar longe de outras pessoas ou fazer o teste, a menos que tenha sintomas.

  • No entanto, se você mora ou trabalha em uma instituição correcional ou de detenção ou em um abrigo para sem-teto e está perto de alguém que tem covid-19, você ainda deve fazer o teste, mesmo que não tenha sintomas.

O que você deve continuar fazendo?

Por enquanto, se você foi totalmente vacinado:


  • Você ainda precisará seguir as orientações em seu local de trabalho e nas empresas locais.

  • Se você viajar, você ainda deve tomar medidas para proteger a si mesmo e aos outros. Você ainda precisará usar máscara em aviões, ônibus, trens e outras formas de transporte público que viajam para, dentro ou fora dos Estados Unidos, e em centros de transporte dos EUA, como aeroportos e estações. Os viajantes internacionais totalmente vacinados que chegam aos Estados Unidos ainda precisam fazer o teste dentro de 3 dias de seu voo (ou mostrar a documentação de recuperação do covid-19 nos últimos 3 meses) e ainda devem fazer o teste 3-5 dias após a viagem.

  • Você ainda deve estar atento aos sintomas de covid-19, especialmente se você esteve perto de alguém que está doente. Se você tiver sintomas de covid-19, deve fazer o teste e ficar em casa e longe de outras pessoas.

  • Pessoas que têm uma doença ou estão tomando medicamentos que enfraquecem o sistema imunológico devem conversar com seu médico para discutir suas atividades. Eles podem precisar tomar todas as precauções para prevenir covid-19.


O que o CDC sabe

As vacinas contra a covid-19 são eficazes na prevenção da doença, especialmente doenças graves e morte.

As vacinas reduzem o risco de disseminação de covid-19.


O que o CDC ainda está aprendendo

Quão eficazes são as vacinas contra variantes do vírus que causa covid-19. Os primeiros dados mostram que as vacinas podem funcionar contra algumas variantes, mas podem ser menos eficazes contra outras.

O quão bem as vacinas protegem as pessoas com sistema imunológico enfraquecido, incluindo pessoas que tomam medicamentos imunossupressores.

Por quanto tempo as vacinas covid-19 podem proteger as pessoas.


Para mais recomendações de saúde pública provisórias para pessoas totalmente vacinadas, acesse o documento do CDC.


Fonte: Panrotas

BLOG

MAGICTOUR