top of page
  • Foto do escritorMagictour

Bagagem de Mão: tudo o que você precisa saber

Bagagem de Mão: tudo o que você precisa saber


Bagagem de mão é um tema que sempre levanta muitas dúvidas, especialmente com a fiscalização que as empresas começaram a fazer em 2019. Perguntas sobre o que pode levar na bagagem de mão da Gol, Azul e Latam em voo nacional e internacional, qual tamanho da bagagem de mão permitido, se mochila é considerada bagagem de mão, entre muitas outras chegam quase todos os dias.


O que é bagagem de mão?

A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque.


Bagagem de mão em voos nacionais

Em 2019 as companhias aéreas nacionais padronizaram e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:

Bagagem de mão em voos internacionais

A regra de bagagem para voos internacionais segue a mesma de voos nacionais. Contudo, é importante ficar atento aos líquidos na bagagem de mão. Isso porque as restrições para o transporte de líquidos se aplicam também ao passageiro que, apesar de fazer um voo nacional, tenha uma conexão com embarque internacional.

Segundo a Anac, itens em forma líquida e pastosa, como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão em voos domésticos, porém em voos internacionais há limite de até 100ml por embalagem. Lembrando que a fiscalização costuma ser rigorosa com líquidos na bagagem de mão, então se você chegar em sua conexão para algum voo internacional com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.


Resumo das cias aéreas:

Azul: permitem levar uma mala de até 10kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Azul.

Gol: permitem levar uma mala de até 10kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela GOL.

Latam: permitem levar uma mala de até 10kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Latam.


Qual o tamanho da mala de 10 kg?

Não há um padrão definido por lei para o tamanho das malas de bordo, que vão como bagagem de mão dentro do avião com você, por isso depende da companhia aérea. Atualmente as companhias brasileiras definiram que é permitido no máximo 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.


O que não posso levar na bagagem de mão?

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, ferramentas de mão de obra, isqueiros, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares. Em caso de alguma dúvida específica, consulte a companhia. Em voos internacionais também há restrições a líquidos.

Pode levar remédio na bagagem de mão?

Sim, sempre dentro da embalagem original do medicamento. Os passageiros que fazem uso de medicação contínua ou controlada (insulina, por exemplo) podem viajar tranquilamente, desde que tomem algumas medidas preventivas.

Apesar de não ser obrigatório, em viagens dentro do Brasil, é indicado levar uma prescrição médica, registrada no nome do viajante, constando os medicamentos desse tipo que estão sendo transportados. Já no exterior, com diferentes normas sanitárias, é recomendado que o passageiro leve consigo também uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos.


Fonte: Melhores Destinos

BLOG

MAGICTOUR

bottom of page