top of page
  • Foto do escritorMagictour

Aeroporto de Guarulhos passa a medir temperatura de passageiros

Em ação estruturada com a prefeitura de Guarulhos, a ANAC e a GRU Airport, os passageiros que chegarem de voos internacionais terão suas temperaturas medidas.

O governo federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil, atendeu a pedidos da Prefeitura de Guarulhos em relação ao aeroporto internacional. A ação que começou às 0h da última sexta-feira (27) faz com que todos os passageiros de embarque e desembarque passem por bloqueio sanitário para identificar casos suspeitos do novo coronavírus.

O serviço está sendo realizado entre a imigração e a retirada de bagagens por profissionais de saúde. No aeroporto será realizado um primeiro atendimento com medição da temperatura corporal e, caso seja necessário, a pessoa será encaminhada para tratamento.

O que estava sendo feito antes?

Com a alteração da situação da doença e o início da transmissão comunitária no Brasil, as ações da vigilância sanitária de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados estavam voltadas para medidas de orientação.

Segundo a Anvisa, as medidas não incluíam a medição de temperatura de forma aleatória, já que essa ação seria pouco efetiva e aumentaria o risco de aglomerações nos aeroportos.

A medição de temperatura para todos os passageiros não vinha sendo empregada pois, segundo a Agência, a medida não tem fundamento científico e não está entre as medidas previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e internalizadas no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS), conforme Nota Técnica 30/2020 da Anvisa, de 20 de março de 2020.

A medição estava sendo adotada somente nos casos suspeitos.

Estratégia nacional

A estratégia do Brasil nos aeroportos inclui:

  1. Monitoramento das comunicações feitas pelos comandantes de aeronaves sobre a saúde a bordo;

  2. Investigação de denúncias;

  3. Divulgação intensiva de orientações e cuidados aos trabalhadores aeroportuários;

  4. Inspeção da intensificação de limpeza e desinfecção das aeronaves, entre outras atividades.

A orientação para os passageiros que chegam ao país, independentemente do seu destino, é que observem as orientações de distanciamento social e comuniquem qualquer anormalidade de saúde ao serviço de saúde mais próximo, ou que solicitem informações pelo telefone 136 do Ministério da Saúde.

A Anvisa ainda destaca que atualmente todos os voos são considerados como procedentes de países com casos de COVID-19, já que estamos em um cenário de pandemia.


Fonte: Passageiro de primeira

BLOG

MAGICTOUR

bottom of page