Entenda como funciona o seguro viagem no meio corporativo
Quando o assunto é viagem corporativa, em muitos casos, os empresários não se preocupam muito com a emissão de um seguro, contudo, nestas ocasiões, este seguro torna-se ainda mais importante pois garante segurança ao passageiro e benefício na relação da empresa com seu funcionário. Preparamos este post para tirar algumas dúvidas deste serviço:
Cartões Virtuais
Viagens corporativas pagas através dos cartões virtuais EBTA, CPB e WEX contemplam o seguro viagem de seu colaborador, onde a empresa ou o viajante deve solicitar o seguro para cada viagem no site dos cartões.
Viagens nacionais e internacionais
Muitas empresas não se preocupam muito com a emissão de seguro em viagens nacionais, mas isso não diminui sua responsabilidade legal em relação à segurança dos funcionários. Por isto, sempre indicamos que, mesmo que a viagem seja realizada dentro do Brasil, o seguro deve ser realizado.
Quanto às viagens corporativas para o exterior, é preciso lembrar que alguns países exigem a contratação prévia do seguro viagem. Dependendo do caso, talvez sejam exigidas outras condições além da simples contratação do seguro (por exemplo, podem-se estipular os valores das coberturas que devem ser contratadas). Quando for solicitar uma viagem internacional, peça à Magictour que explique as determinações legais de seu destino.
Na Europa, as condições que definem o seguro viagem estão dispostas no Tratado de Schegen*. Esse tratado estipula o valor mínimo de cobertura de assistência médica em casos de doença ou acidente: EUR 30 mil.
*Noruega, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha, Islândia, Itália, Luxemburgo, Grécia, França, Portugal, Espanha e Suécia.
Tipos de cobertura para seguro viagem
As coberturas básicas para o seguro-viagem envolvem:
- As coberturas básicas para o seguro-viagem envolvem:
- Assistência médica durante a viagem;
- Assistência legal;
- Assistência para outros imprevistos (tratamento odontológico, farmacêutico e fisioterapia, por exemplo);
- Acidentes pessoais;
- Extravio de bagagens.
Porém, existem outros tipos de coberturas, como:
- Cobertura para práticas de esporte e lazer;
- Extensão de internação hospitalar:
- Traslados gratuitos de emergência;
- Assistência jurídica ou de fiança judicial;
- Convalescença em hotel;
- Interrupção de viagem;
- Transmissão de mensagens urgentes;
- Repatriação sanitária;
- Repatriação por morte;
- Acompanhamento de menor ou de idoso;
- Acompanhamento familiar;
- Traslado de executivo;
- Gastos por atrasos ou cancelamento de voo;
- Seguro de vida por morte acidental;
- Seguro por invalidez permanente.
Custos de um seguro viagem
Os custos de um seguro de viagem corporativa depende dos dias de duração da viagem, das coberturas selecionadas e do valor da indenização. Seguros para viagens internacionais são calculados geralmente em dólares. Para executivos que fazem viagens corporativas frequentes, as empresas costumam contratar seguros cujas indenizações possuem valores mais altos.
Comments